O projeto “Faz Sentido”,
trabalha na perspectiva de educação integral de crianças e adolescentes tendo
como pano de fundo a reflexão filosófica. A questão de todo o projeto está em
contribuir para que o educando reflita sobre suas ações, sobre o conhecimento
que já possui e sobre o seu processo de aprendizagem. Esta reflexão deseja
apontar para a seguinte descoberta: Faz sentido aprender! Nesta perspectiva em
todo momento é cobrado do educando o seu saber acumulado e apresentado nova
forma de usá-lo, de colocá-lo em prática. O conhecimento é uma produção e deve
ter significado para quem aprende. O projeto inicia seu trabalho da base
diagnosticada e propõem pílulas filosóficas: discussões e ações.
2013
Em 2013 o projeto partiu do convite a um olhar reflexivo sobre a realidade,
um problema originalmente filosófico onde o educando foi questionado sobre seu
conhecimento das coisas: os fenômenos são como os percebo? Voltando para o
concreto: Conheço realmente meus colegas, pais e amigos? Como me relaciono com
eles? Julgo sempre com a primeira impressão?
Em seguida iniciamos perguntas sobre nossa origem: De
onde viemos? De onde vieram nossas famílias? Porque temos o nome que temos?
Qual é nossa cultura? Aprofundamos nossa identidade.
Para enriquecer os conteúdos, foi proposta a criação
de um “Juri simulado”, onde cada sala teria que formar suas testemunhas e
advogados defendendo os temas: água e fogo. Neste momento foram trabalhados os
filósofos da natureza: Tales (água) e Heráclito (fogo). Cada grupo ficou
incumbido de criar a argumentação necessária para defender seu tema. Com isso
foi trabalhado a questão filosófica, ambiental e argumentativa. Iniciamos
várias atividades voltadas para a argumentação: criação de textos, músicas e
debates.
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